domingo, 29 de agosto de 2010

DISTRITO DO ENTRONCAMENTO - ENCRUZILHADA - BAHIA

História da Cidade Encruzilhada – Bahia

Em 1825, o sertanejo Antônio Carlos Cerqueira, vindo provavelmente da região de Condeúba à procura de um local para melhores negócios, estabeleceu-se às margens do rio água preta, instalou-se então uma selaria no cruzamento de estradas do estado de minas gerais, para o sul e sudoeste da Bahia, a fim de prover melhor acesso aos produtores de sua fabricação, por esse cruzamento, forçando os boiadeiros e tropeiros, procedentes do estado de minas gerais. Esse fato deu origem ao nome de Encruzilhada.
Muito embora localizada em zona pecuária por excelência, evoluía com certa lentidão. Poucos anos depois, em 1891, é inaugurada uma grande casa comercial, sendo seu proprietário o Coronel da guarda nacional: João de Paula Moreira, que mais tarde viria a ser intendente municipal. O arraial de encruzilhada foi elevado á categoria de vila pela lei estadual 1483, de 17 de junho de 1921, que também criou o município; desmembrando de Vitória da Conquista. Sua instalação ocorreu em 1 de janeiro de 1922. Foi elevada a categoria de Distrito pela lei Municipal nº 04, aprovada pela lei Estadual nº 1.708, de 13 de junho de 1924, que mais tarde criou também o distrito de Capinarama. Nas divisões territoriais de 1936 a 1937 e no quadro anexo ao Decreto lei estadual que regula o assunto, o município aparece formado pelos distritos de Encruzilhada, Macarani, Campinarana e Ribeirão do Salto.
O decreto lei estadual de 31 de dezembro de 1946 transferiu a sede deste município para Macaraní ficando Encruzilhada como Vila Macaraní cidade. A lei estadual nº 511 de 12 de dezembro de 1952, restaurou o Município de Encruzilhada, desmembrando de Macaraní.
Limites e fronteiras
• Norte: Vitória da conquista
• Leste: Macaraní
• Oeste: Cândido Sales
• Sul: Mata Verde e Divisópolis
Economia
A principal atividade econômica é Agricultura, tendo o município atualmente mais de 20.000.000 (vinte milhões) DE pés de café. Além do café tem ainda: feijão, milho, mandioca, arroz, laranja e batata-doce. A pecuária é outro tipo de atividade que desde o início de sua fundação até os dias atuais têm se desenvolvido. Encontrando-se grande quantidade de bovinos, suínos, eqüinos e caprinos.
Pequenas indústrias de queijo, requeijão, farinha, manteiga, telhas, tijolos e cachaça. Na mineração o solo é muito rico em minérios, porém sua exploração tem sido feita de forma rudimentar. Podemos destacar alguns minerais encontrados em jazidas exploradas e não exploradas.
• Ametista
• Berilo
• Columbita
• Turmalina
• Fedspato
Distância do município
• Encruzilhada – Vitória da conquista: 97 Km
• Encruzilhada – Salvador: 607 Km
Área em km
A área do município de Encruzilhada é de aproximadamente: 2.362
População atual
A população é de aproximadamente 39.800 habitantes.
Fonte: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Nenhum comentário:

Postar um comentário